quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Surrealismo e Publicidade



No Brasil dos anos 20 e 60, marcado por ditaduras, o Surrealismo permaneceu no obscurantismo, quase que unicamente como técnica artística. Mas ocorreu.Atualmente, a indústria cultural de todo o mundo vem absorvendo obsessivamente elementos do sonho, do inconsciente e da fragmentação - denúncia da retomada do movimento. A propaganda é um dos veículos que mais vêm aderindo aos conceitos surrealistas, utilizando imagens do inconsciente coletivo como forma de atingir o grande público , através dos diversos meios de comunicação, sobretudo os MCM (Meios de Comunicação em Massa).Alguns exemplos de anúncios surrealistas:
1. Anúncio da GAPA/BS - Grupo de Assistência e Prevenção da AIDS - na campanha Proteja-se. Agência J. W. Thompson.

2. Anúncio do S.O.S Mata Atlântica, com o slogan ‘Eu vi as árvores que você cortou’ - agência Age.


Nenhum comentário: